Calvice (Alopécia Androgenética)

A calvice é caracterizada por uma gradual e progressiva perda de cabelos devido a fatores hereditários (ascendência europei), hormonais, estresse, síndrome dos ovários policísticos, anemia, hipotireoidismo, infecções, deficiências nutricionais. Os cabelos tem grande importância na estética feminina e masculina, podendo ser causa de grande ansiedade e sofrimento emocional.
Estima- se que até 70% dos homens e 40% das mulheres serão afetados pela alopécia androgênica em algum momento da vida, as chances de manifestá- la aumentam com a idade.
Os folículos capilares vão diminuindo de tamanho, a fase de crescimento do cabelo fica cada vez mais curta, as fases de descanso se prolongam e os fios vão se tornando mais finos e ralos, podendo até parar de nascer por completo.
O diagnóstico é essencialmente clínico, através de exame físico. A dermatoscopia ( exame com lente) permite visualizar os pelos diminutos e colabora com esse diagnóstico. Outros recursos diagnósticos como biópsia, tricograma e videodermatoscopia podem ser solicitados, dependendo de cada caso.
Uma vez que é genética,ente determinada, muito pouco pode-se fazer para prevenção. Porém começar o tratamento precocemente minimiza, retarda ou interrompe a manifestação dessa doença.
A calvice feminina pode ser tratada e o principal resultado da melhora é o resgate da autoestima.
O tratamento pode ser sistêmico, local ou cirúrgico. O tratamento cirúrgico mais comum e mais conhecido para combater a calvície é o implante capilar, com resultado bastante natural e harmonioso. Tratamento a laser apresentam pouca ou nenhuma melhora. Se o tratamento for interrompido, a determinação genética volta a prevalecer e a queda de cabelo volta normalmente. Vários tratamentos levam meses pra começar a apresentar resultados notáveis. Aqui é necessário paciência e persistência.
Olá boa noite minha irmã tem alopecia a Dr faz tratamento ?