Como Prevenir Infecções Vaginais Causadas Por Bactérias

Vaginose bacteriana é uma infecção vaginal causada por bactérias. Não é considerada como doença sexualmente transmissível por alguns especialistas, uma vez que algumas dessas bactérias podem ser encontradas habitualmente no ser humano. No entanto a transmissão ocorre também pelo contato íntimo ou relação sexual.
É a causa mais comum de corrimento genital e desencadeia um desequilíbrio da flora vaginal, fazendo com que a concentração de bactérias aumente.
A idade da paciente, a presença de sintomas de irregularidade menstrual e alteração do exame hormonal, caracterizam a pré-menopausa. Nessa fase, devido à redução dos níveis de estrogênio, aumente a possibilidade de ocorrem infecções.
Na mulher, a integridade e o equilíbrio da microflora vaginal são fundamentais para a manutenção da saúde urogenital.
Deve haver um predomínio de Lactobacilos no ecossistema vaginal, que irá variar durante as fases do ciclo menstrual e também nos períodos da vida da mulher. Com diminuição hormonal na pré e pós-menopausa, começa a haver uma redução dos Lactobacilos na vagina, ficando a mulher mais susceptível a infecções geniturinárias.
Os maiores responsáveis pela infecção do trato urinário são as bactérias Escherichia coli (85%), acusadas por cepas originárias das próprias fezes da mulher.
As mulheres com história de infecções urinárias recorrentes são justamente as que apresentam mais frequentemente algum grau de desequilíbrio da flora vaginal, com redução ou ausência de Lactobacilos.
É sempre recomendado procurar ajuda de sua ginecologista para reduzir as recorrências dessas infecções.