Excesso de peso: riscos, causas e tratamentos

O excesso de peso é uma das maiores preocupações das mulheres modernas, além é claro, dos afazeres diários, da demanda de sua rotina como por exemplo filhos, marido, trabalho e etc. O problema é que a preocupação com o excesso de peso é gerada apenas por causa da parte estética do seu corpo, e não pensando no bem maior que é a sua saúde.
Não há beleza sem saúde, pois a verdadeira beleza provém de cuidados com todo o seu corpo!
Que tal prolongar sua beleza com cuidados essenciais? Então, comece entendo todos os riscos, as principais causas e tratamentos relacionados ao excesso de peso.
O que é excesso de peso
Excesso de peso é quando a pessoa tem um peso corporal maior do que o indicado para a sua altura. Nas últimas décadas com o avanço tecnológico da indústria alimentícia e agrônoma, passamos a plantar e a colher em enormes quantidades, e com isso a ter mais facilidade em obter alimentos, principalmente os alimentos processados. Comemos compulsoriamente e pior, comemos mal.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, em um estudo realizado em 2017, cerca de 775 milhões de pessoas foram consideradas acima do peso , incluindo adultos, crianças e adolescentes. O Brasil figura na quarta posição mundial de habitantes com excesso de peso.
As pessoas com excesso de peso e ou obesidade têm mais chances de desenvolverem algumas doenças crônicas e incapacidades como diabetes, hipertensão, depressão, câncer e problemas do coração.
No final desse artigo vou te mostrar como fazer o calculo para saber se está com excesso de peso.
Principais causas do excesso de peso
- Comportamental: O mau hábito alimentar é um dos principais causadores de excesso de peso, juntamente com a falta de atividades físicas. Comer em quantidade acima do ideal, bem como comer alimentos com muito valor energético e ou ricos em carboidratos contribuem para a obesidade. A falta de atividades físicas aumenta o ganho de peso, até mesmo quando se tem uma dieta balanceada.
- Ambiente e Comunidade: Aqui entra os locais em que a pessoa está inserida, por exemplo, como trabalho, escola, família e etc. Se os locais proporcionam más alimentação, incentivando ao consumo inadequado, certamente será um desafio ter uma dieta balanceado. Se as reuniões em família, a mesa é exagerada e é habitual o comer em demasia, se ao invés de levar um lanche mais saudável para escola, a criança “compra” o que ela bem quiser na lanchonete da escola, comer em excesso na frente da televisão. Também se enquadra neste quesito a facilidade com que se obtém alimentos processados, grandes vilões contra a alimentação equilibrada.
- Genética: Algumas pesquisas sugerem que o fator genético pode influenciar na forma como as calorias são absorvida pelo organismo, ou seja, como o seu metabolismo funciona com os alimentos, podendo ser lento ou acelerado. Os de metabolismo lento, tendem a ganhar peso com mais facilidade.
- Doenças: Outra causa provável do ganho de peso se dá por algumas doenças. Como é o caso da Síndrome do Ovário Policístico, hipotireoidismo, Insônia, Gastrite, Estresse, Ansiedade. Apesar de não ser considerado uma doença, mas o sedentarismo é um fator determinante para o ganho de peso, bem como para o surgimento de diversas doenças.
- Medicações: Alguns medicamentos também podem causar o ganho de peso e gerar o excesso de peso. Medicações que contém esteróides ou corticóides contribuem para o ganho de peso, assim como alguns antidepressivos.
Os riscos do excesso de peso
Os riscos provenientes do excesso de peso são diversos e perigosos. Já abordado rapidamente no início do artigo, contudo aqui vamos explanar alguns destes riscos, quais as principais doenças que estão ligadas de alguma forma com o excesso de peso.
- Diabetes: A principal causa de diabetes tipo 2 é o excesso de peso que aumenta a resistência à insulina ou a sua insuficiência. Principalmente o excesso de gordura abdominal, eleva o risco de resistência à insulina.
- Câncer: Com o aumentos da gordura em torno dos órgãos, aumenta a produção de citocina, que consequentemente eleva os níveis de inflamação e de insulina. Quando estes níveis se elevam, dificulta a comunicação entre os hormônios, aumentando risco de desenvolvimento de câncer.
- Depressão: E justamente por estarem com a autoestima baixa e com pouca aceitação do próprio corpo, eleva o risco de depressão e outros distúrbios mentais. A pessoa com depressão pode comer em excesso e outras comerem muito pouco, aumentando as chances de desenvolverem distúrbios alimentares como bulimia e compulsão alimentar. Geralmente as pessoas que comem em demasia, comem alimentos errados.
- Problemas do coração: Muitos estudos mostram que o excesso de peso é fator significante para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e doença coronariana.
Aqueles que sofrem com a psoríase e com a artrite reumatoide, quando estão com excesso de peso agravam o quadro dessas doenças, pois o acúmulo de tecido adiposo intensifica a produção de moléculas que aumentam a inflamação características destas enfermidades.
Tratamentos para o excesso de peso
O principal tratamento para se evitar o excesso de peso é com um estilo de vida saudável. E isto envolve uma alimentação saudável e equilibrada com atividades físicas, contudo é necessário investigar a causa do excesso de peso.
Existem casos onde há a necessidade intervenção médica com tratamento medicamentoso, quando a causa do excesso de peso assim exige.
Como saber se estou com excesso de peso
Siga nosso passo a passo:
- Se você for mulher, calcule seu peso corporal ideal, com a fórmula, chamada fórmula: [( a sua altura em centímetros – 152,4)/2,54] x 2,27 + 45,4. Por exemplo, se a sua altura é 165 centímetros, a sua fórmula de peso corporal seria da seguinte forma: [(165-152,4)/2,54] x 2,27 + 45,4. O seu peso ideal seria de 56,6 kg.
- Se você for um homem, calcule seu peso corporal ideal com a seguinte fórmula, chamada fórmula: [(sua altura em centímetros – 152,4)/2,54] x 2,7 + 48,124. Por exemplo, se a sua altura é de 179, a sua fórmula de peso corporal ideal seria da seguinte forma: [(179-152,4)/2,54] x 2,7 + 48,124. O seu peso corporal ideal seria de 76,4 kg.
- Para calcular o excesso de peso, subtraia o seu peso corporal ideal, calculado anteriormente, ao seu peso atual. Usando os exemplos anteriores, se é mulher e atualmente pesa 60 kg, o seu excesso de peso é de 3,4 kg. Se é homem e pesa 80 kg, o seu excesso de peso é de 3,6 kg.
Tenha uma alimentação saudável, pratique exercícios regularmente, invista em sua saúde e ganhe beleza!
Dra. Ana Amélia Toledo | Ginecologia e Estética
Para saber mais sobre o assunto, agenda uma consulta clicando no botão abaixo: