O que é Síndrome dos ovários policísticos?

Síndrome dos ovários policísticos (SOP), é um distúrbio que interfere no processo normal de ovulação em virtude de desequilíbrio hormonal, levando a formação de cistos ovarianos.
O aparecimento de cistos durante o processo de ovulação faz parte do funcionamento dos ovários, mas eles desaparecem a cada ciclo menstrual.
Em mulheres com SOP, esses cistos permanecem e modificam a estrutura ovariano, tornando o órgão até 3 x maior que o tamanho normal. Essa disfunção leva à secreção de hormônios masculinos em excesso.
As ovulações ocorrem em menor frequência e tem ciclos, em geral irregulares. Afeta 20% das mulheres em idade reprodutiva.
Os fatores que levam ao desenvolvimento da síndrome são totalmente desconhecidos, mas sabe-se que tem origem genética, em parte, pois 50% das filhas podem apresentar quando suas mães já tiveram a patologia.
Tudo indica que sua origem está associada com a produção de insulina em excesso pelo organismo.
O aumento de insulina no sangue promova um desequilíbrio hormonal.
Pode ocorrer em graus variados, devendo ser sempre tratada, independente da idade ou paridade.
Quando não tratada, ou mesmo inadequadamente pode comprometer o futuro para engravidar.
As mulheres portadoras dessa síndrome , geralmente são de baixa estatura, obesas, acne (facial, torácica ou dorsal) e com excesso de pelos de características masculinas.
Os ciclos menstruais sempre irregulares, podendo ou não ser excessiva e com cólicas.
Se você se encaixa dentro deste perfil, agende sua consulta.