Por que tratar o sobrepeso

Mais da metade da população está com peso acima do recomendado, com risco de doenças advindas ao excesso de peso. São elas:
A) Síndrome Metabólica – neste grupo ocorre alteração do metabolismo com risco cardiovascular por obesidade abdominal, elevação da pressão arterial, aumento da glicemia de jejum e dos níveis de triglicerídeos, redução dos níveis do colesterol HDL ( bom colesterol).
A presença da Síndrome Metabólica está associada à risco elevado de eventos cardiovasculares e mortalidade.
B) Diabetes Mérito Tipo2 – aumenta o risco de doenças vasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. Aumenta sua ocorrência com o envelhecimento e sedentarismo.
C) Doença Cardiovascular – doença arterial coronariana, infarto do miocárdio, angina, insuficiência cardíaca congestiva, acidente vascular cerebral, hipertensão e arritmia cardíaca.
D) Doenças Respiratórias – apnéia obstrutiva do sono, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, refluxo gastroesofágico.
C) Doença do Trato Digestório – doenças da vesícula biliar, pancreatite aguda, doença hepática gordurosa (esteatose), hepatite, cirrose e hepatocarcinoma.
D) Osteoartrose – do joelho e do quadril.
E) Doenças Psiquiátricas – depressão, alterações do humor, ansiedade e transtornos de personalidade.
F) Neoplasias – maior taxa de morte por câncer de esôfago, cólon e reto, fígado, vesícula, pâncreas e rim, linfoma não Hodgkin e mieloma múltiplo.
TRATAMENTO
Deve ser focado em conjunto de ações na modificação de hábitos alimentares e do estilo de vida. Nutrição balanceada adequada, a fim de diminuir o consumo de calorias, e prática de exercícios físicos, para aumentar o gasto calórico diário, realizados de maneira individualizada, com supervisão médica continua, para manter a segurança e a efetividade.
Marque uma consulta coma Dra. Ana Amélia.