Sexo na Menopausa

Muitos casais chegam a terceira idade, depois dos 60 anos,inibindo o próprio desejo sexual por acreditar que não têm mais idade para pensar em sexo, muito menos fazer.
A prática da sexualidade para uns pode ser libertadora e para outros pode ser libertino. Com a modernidade, a sexualidade está rompendo tabus com a sociedade e com a diversidades entre sexos.
A sociedade atual passa a enxergar a mulher madura como objeto de desejo, ampliando seus espaços e conquistas. A mulher deixa de assumir apenas os papéis de mãe,cuidadora da família e amiga do parceiro.
Em qualquer idade para manter a sexualidade presente, ativa é necessário pensar e falar em sexo. Muito importante é reservar um tempo para pratica sexual. Hoje mais do que nunca, as mulheres têm acesso à cursos, livros, filmes e informações de todo tipo para aprimorar seus conhecimentos na sexualidade.
Algumas doenças podem interferir na vida sexual feminina:
- Diabetes, hipertensão arterial, artrites, depressão, ansiedade, vulvovaginite atrófica ( secura vaginal )
- Sequelas de tratamentos anteriores como a mastectomia total ou parcial ( retirada total ou parcial da mama ) por câncer , acarretando vergonha e medo de rejeição pelo parceiro.
Algumas doenças também podem interferir na vida sexual do homem:
- Hipertensão arterial, diabetes, infarto, problemas emocionais
- Doenças da próstata
- Disfunção erétil
- Impotência
Em ambos os sexos são importantes as preliminares, o carinho e estímulos por toque. 75% dos idosos permanecem sexualmente ativos.
Muitas vezes há necessidade de tratamento medicamento tanto para mulheres quanto para homens. Importante lembrar das DSTs ( doenças sexualmente transmissíveis ) e fazer uso de preservativos.
Procurar ajuda médica para diagnosticar e tratar doenças que possam interferir na sexualidade. Não abra mão do beijo e do carinho. Eles são importantes no momento do sexo.
Recupere e aprimore o romantismo.