A importância da hidratação vaginal

O ressecamento vaginal pode ocorrer em diferentes fases da vida da mulher.
O período mais comum é na fase do climatério, causada por diminuição ou ausência hormonal, no pós parto por alterações hormonais da amamentação, por causas hormonais da diversos motivos, por diminuição da libido, uso de alguns anticoncepcionais, exercícios físicos intensos, menopausa cirúrgica, tratamentos para câncer,etc.
É importante melhorar a umidade vaginal com hidratação, com melhora clínica significativa no volume do fluido e na elasticidade vaginal.
Há melhora na função sexual em todos os domínios: desejo, excitação, lubrificação, orgasmo,satisfação, assim como redução da dor durante o ato sexual.
Síndrome gênito-urinária é um conjunto de sinais e sintomas associados à diminuição de estrogênio e outros esteroides sexuais, envolvendo alterações nos pequenos e grandes lábios, clitóris, intróito, vagina, uretra e bexiga. Leva à ressecamento vulvovaginal, prurido, ardor,irritação, diminuição da lubrificação, desconforto e dor,disfunção sexual, dor e urgência para urinar, infecção urinária recorrente.
Ao contrário das ondas de calor, que são temporárias e desaparecem mesmo na ausência de tratamento, os problemas associados a atrofia vulvovaginal aumentam com a idade e esses não regridem espontaneamente.
Os hidratantes vaginais são de aplicação intravaginais em intervalos regulares, com ação prolongada.