Miomas Uterinos

Os miomas são formações nodulares que se desenvolvem na parede do músculo do útero e são benignos. MIOMA NÃO É CÂNCER e não é perigoso.
É um tumor benigno composto basicamente de músculo uterino que cresce dentro ou fora do útero e pode alterar o formato do órgão à medida que se desenvolve. Costuma permanecer estável por muito tempo, em seguida, crescer em poucos meses. Ocorre com maior frequência entre os 40 e 50 anos, com maior incidência nas mulheres da raça negra. Acredita-se que exista uma base genética, acompanhando história familiar. Não existe registro da enfermidade antes da primeira menstruação.
Os tamanhos dos miomas podem variar desde muito pequenos a grandes formações que simulam uma gravidez de 5 a 6 meses. Os miomas çrescem por estímulo do hormônio feminino chamado estrogênio, por essa razão desenvolvem-se na idade fértil da mulher, geralmente regridem espontaneamente quando ocorre a menopausa.
Apesar de se manifestar em mais de 75% das mulheres a metade não apresenta sintomas, só sendo descobertos em exames clínicos ginecológicos e confirmados pelo Ultra-som.
Os principais sintomas podem ser: menstruação irregular, fluxo intenso e por períodos prolongados, anemia ,cólicas, sangramento entre uma menstruação e outra, dores (abdominais, pélvicas e na relação sexual); problemas como infecção do trato urinário, cistite, infecção dos rins e vontade mais frequente de urinar. Dependendo do tamanho e peso, algumas mulheres podem sentir peso na pelve e dor para ter relações sexuais.
Mulheres com miomas pequenos e assintomáticos não precisam de tratamento. Até 40% dos miomas regridem espontaneamente em um período de 3 anos.
Nas mulheres com sintomas inicia-se o tratamento com drogas, tentando diminuir o tamanho e reduzir o sangramento. Pode-se usar o DIU com liberação de progesterona.
A cirurgia está indicada quando não respondem ao tratamento com drogas, quando há intenção de engravidar ou se há dúvidas se os tumores são realmente miomas ou alguma lesão maligna. Faça sua consulta ginecológica anualmente.