O que é Cisto de Bartholin?

Localizada dentro da vulva, parte externa da genitália feminina, a glândula de Bartholin é responsável por produzir um muco que umedece e lubrifica a vagina, principalmente durante a excitação sexual.
Entretanto, 2% das mulheres em idade fértil sofre de obstrução dos ductos, que fazem a drenagem natural deste muco produzido pela glândula. Como consequências dessa obstrução, ocorre o que é popularmente chamado de cisto de Bartholin. Em alguns casos, esses cistos podem inflamar, por meio de contaminação bacteriana, formando o que é chamado de abcesso da glândula de Bartholin, ou simplesmente Bartholinite.
Causa da Doença
A principal causa do surgimento dos cistos e dos abcessos da glândula de Bartholin é a obstrução dos ductos que drenam o muco produzido pela glândula. Essa obstrução pode ser causada por mudança na consistência do muco, trauma local ou obstrução congênita. É benigno e facilmente tratado.
Os cistos, em geral, são pequenos e assintomáticos, podendo ser percebido apenas com o toque. Pode regredir expontâneamente em poucos dias. Porém, quando cresce exageradamente, o cisto pode causar desconforto vulvar e até dor, principalmente durante o ato sexual.
Casos de recorrência frequente do cisto de Bartholin, está indicada a cirurgia de retirada da glândula. Existe uma glândula contralateral que supre a necessidade de lubrificação.
Se ocorrer a contaminação desse cisto por meio de bactéria sexualmente transmissível (gonorreia e clamídia ou E. Coli), haverá a formação do abcesso da glândula de Bartholin. O quadro torna-se mais sintomático, com dor intensa, aumento maior da tumoração vulvar, calor local, vermelhidão e, em casos mais graves, pode haver febre. Casos leves são resolvidos com cuidados locais e antibióticos até que o abcesso se rompa, promovendo a drenagem expontânea.
Durante a Gestação
Quando ocorrem durante a gestação, não existe risco direto para o bebê.
Mais comum, em pacientes acima de 40 anos, o câncer da glândula de Bartholin.